1. GRUPO DE TEATRO
ARTE VIVA
2. VOZES DE JARDIM
3. SOPRANINO FLAUTA
DOCE
4. MEU PRIMEIRO VIOLÃO
GRUPO DE TEATRO ARTE VIVA
VOZES DE JARDIM
SOPRANINO FLAUTA
DOCE
Obs.: Este projeto será realizado junto com o projeto "Vozes de Jardim"
& Apresentação
O projeto de iniciação musical – flauta
doce SOPRANINO – é de suma importância para fortalecer a integração e expressão
do ser humano de maneira coletiva. Deve também contribuir para o aprimoramento
da atenção percepção, oralidade e acima de tudo da solidariedade entre todos. A
educação musical é o aperfeiçoamento de um sentido nato do homem e tem
fundamental relevância no seu desenvolvimento intelectual.
O projeto SOPRANINO ora proposto sem
dúvida é composto de atividades que trazem alegria, diversão e prazer para quem
pratica e para quem ouve, além de incentivar as habilidades artísticas e
criativas do educando
A flauta doce é um instrumento que tem
uma vocação natural para musicalizar. Seu som é suave e de fácil emissão. A
digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultados
consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo,
acessível à grande parte da população.
A utilização da flauta doce nas aulas
de iniciação musical pode ser muito eficiente quando bem orientada por
proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no
desenvolvimento de seu ouvido interno, no contato com a leitura musical, no estímulo
à criatividade e à socialização, além de auxiliar no seu desenvolvimento
psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda).
Num conceito ainda mais amplo de
desenvolvimento a FLAUTA DOCE melhora a capacidade de memorização e de atenção,
exercitando também o físico, o racional e o emocional das crianças. Por ser utilizada
principalmente como instrumento de musicalização, a FLAUTA DOCE é muitas vezes
vista como um “instrumento de brinquedo”, ignorando-se dessa forma seu valor
histórico e artístico.
& Objetivos
O que se pretende atingir com o projeto SOPRANINO
FLAUTA DOCE é a ampla capacidade de agregação de eventos na ONG Arte Viva
Jardim Serra da Bodoquena, como também em toda a comunidade tornando assim o
ambiente ideal favorável à cultura artística e à percepção musical de seus
envolvidos, desenvolvendo assim aptidões, talentos, potenciais em nossos
educandos. Atender às mais variadas necessidades (aceitação do grupo, segurança
e satisfação; auto-expressão e criatividade), logo a música é por si só
elemento altamente incentivador. Tornar a música um elemento educativo, visando
os crescimentos culturais, psicológicos, físico e espiritual da criança e do
adolescente, contribuindo para os desenvolvimentos físicos, intelectuais e
morais do indivíduo, apurando-lhe o sentido auditivo, facultando as utilizações
apropriadas da música, despertando-lhe a sensibilidade, o raciocínio, a inteligência
oferecendo conhecimentos musicais e ampliando a cultura geral.
&
Justificativa
Sendo a Flauta um instrumento leve, pequeno e com
apenas 7 furos usando os 3 dedos da mão esquerda e o polegar para o buraco em
baixo, chamado registro para se obter notas mais agudas e os 4 dedos da mão
direita e incluindo o dedo mindinho e não sendo necessário uma embocadura complicada,
apenas um sopro apoiado pelo diafragma, tudo fica mais prazeroso e lúdico
trazendo felicidade ao educando. Assim tornando fácil o desempenho na execução
de músicas, possibilitando ao Educando todo o poder de transformação que a
Música exerce sobre os que tocam e aqueles que a apreciam.
Contando assim com melhora na escola e na vida social
em geral o comportamento, a concentração, a memorização e infinitos benefícios
visíveis à sociedade, à família e aos Educadores. É ótimo para a introdução
musical para qualquer outro instrumento mais complexo.
& Metodologia
O PROJETO SOPRANINO FLAUTA DOCE tem as
atividades na ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena com crianças na faixa
etária acima de 6 anos. As aulas serão divididas em teóricas, nas quais o
instrutor irá orientar sobre conhecimento do instrumento que é a FLAUTA DOCE,
partituras, ética, etiqueta social, postura, alinhamento, coordenação motora, conservação
dos instrumentos e a prática de ritmos por meio do desenvolvimento dos sons.
Aulas de Teoria:
ü
Percepção
Rítmica
ü
Ditados Rítmicos
ü
Solfejo melódico
ü
Ditado Melódico
ü
Carga Horária
Semanal: 3 h
Prática do Instrumento:
Técnicas de Respiração
Carga Horária Semanal: 3h
Técnicas de Respiração
Carga Horária Semanal: 3h
o
Primeiro
conhecimento de Flauta a ser usado, detalhadamente;
o
Noções de
afirmação;
o
Conservação dos
instrumentos
&
Público Alvo
Crianças na faixa etária de 7 a 10 anos.
&
Metas
Enriquecer a cultura com o trabalho aprimorado com
músicas ecléticas (sacro, populares, folclóricas, clássicos, etc.) Realizar com
o conjunto de FLAUTAS DOCES SOPRANINO apresentações nas Igrejas, nas escolas,
festivais, datas comemorativas, estabelecimentos públicos do município e
eventos de outros municípios, representando a ONG Arte Viva Jardim Serra da
Bodoquena.
Atender a princípio em média de 20
crianças e adolescentes do período vespertino. Inicialmente no 1º e 2º
semestres, os 12 (doze) meses iniciais serão destinados para o aprendizado e
treinamento, focando as apresentações; os anos subsequentes serão aplicados
visando à formação de uma ORQUESTRA de FLAUTAS DOCE, proporcionando assim músicas
com um repertório mais belo e aprimorado “Orquestral.”
& Atribuições
Caberá ao Regente:
Desenvolver a metodologia como profissional da
música;
Repertórios e organização das partituras e pastas
para todos os integrantes;
Zelar pela manutenção das FLAUTAS DOCE.
Caberá ao Pianista
O
Acompanhamento no Instrumento Piano ou Teclado
Caberá à
ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena:
Viabilizar:
- Confecção de
roupas;
- Psicóloga
para trabalhar a auto-estima e os valores;
- Transporte dos
integrantes do conjunto de FLAUTAS DOCE e equipe em eventos;
- Oferecer
alimentação para os alunos nos intervalos;
- Materiais didáticos para desenvolvimento das aulas teóricas e práticas.
& Equipe
EDEN MARCOS TEIXEIRA
FUNÇÃO: Coordenador e Regente
IURI ALBUQUERQUE DE ALMEIDA
FUNÇÃO: Pianista
DIEGO SENNA DOS SANTOS, ADRIANA MARTINS
BRUM, BRUNO GALASSI FERREIRA, BRUNO VILLALBA
FUNÇÃO: Professores
FUNÇÃO / PROFISSIONAL: APOIO
PSICOSSOCIAL E PSICOLÓGICO
&
Recursos Humanos
Regente;
Professores;
Pianista;
Psicóloga;
Secretária.
B
O projeto será
executado no ambiente da ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena.
& Recursos Materiais
20 Flautas doce marca Yamaha Germânica soprano
Piano digital ou teclado com 88 notas ou 7 Oitavas
Vestimenta para apresentações
MEU PRIMEIRO
VIOLÃO
& APRESENTAÇÃO
A Música representa um poderoso agente
motivador, formador, terapêutico e de socialização, além de ser uma das mais
importantes contribuições no processo de transformação da humanidade. O projeto
Meu Primeiro Violão visa o aprimoramento dos educandos na área musical,
dando-lhes seqüência a um trabalho que só tem a obter resultados satisfatórios
se tratando de crescimento pessoal.
O presente projeto prevê o
enriquecimento cultural das crianças de nossa cidade, trata-se de um trabalho
de educação musical pelo uso de instrumentos, atendendo de forma integral a
todos os aspectos, educacional, cultural e de apoio à comunidade, podendo ensinar
as técnicas musicais, a leitura da partitura, o uso de instrumentos, a
necessidade do relaxamento corporal, escolhas e arranjo do repertório adequado,
trabalhando e desenvolvendo nos alunos a arte de tocar e como corretamente
fazê-la.
O projeto oferece
conhecimento teórico musical, percepção rítmica e melódica, além do objetivo
que é intrínseco ao conhecimento musical o projeto visa à valorização do ser
humano, procurando também oportunizar espaço para a expressão da arte. Em
termos musicais o trabalho será profissionalizante, porém tornar-se-á inovador
pela vida e beleza que vem trazer ao município, proporcionando um novo impulso cultural que
abre novos horizontes, haja vista o grande número de talentos existentes no Município.
O projeto incentivará a
permanência e o progresso educacional das crianças, estimulará o ensino e
contribuirá para a redução da repetência, da evasão escolar e do índice de
trabalho infantil, ministrando o ensino musical em horários alternados aos do
ensino fundamental, proporcionando o enriquecimento pessoal de cada estudante.
Os benefícios que o projeto vem trazer são amplos e quantitativos.
& OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
Desenvolver as capacidades
cognitivas emocionais e psíquicas do aluno, elevando a uma formação plena no
sentido de torná-lo cidadão independente. Fazer com que o sentido didático da
música compreendida possibilite aos alunos a oportunidade de testar na prática
toda a teoria aplicada, colaborando para que a harmonia e a improvisação se
tornem realidade e abrir novos horizontes aos alunos para que tenham maior
compreensão da composição musical e dos estilos musicais que compõem a
diversidade cultural.
Resgatar primeiramente os
valores da participação para a reconstrução de uma comunidade com ideais de
cidadania, bem como estabelecer uma nova proposta extracurricular aos alunos desta
comunidade, visando assim à ampliação de conhecimento e de cultura, agindo como
um bom modelo a ser seguido por aqueles que estão em fase de amadurecimento da
personalidade.
Objetivos Específicos:
·
Em curto prazo capacitar jovens para a
leitura musical para que se tornem aptos à execução de melodias em seus respectivos
instrumentos, moldar o caráter dos alunos pela formação de grupos musicais para
trabalharem em equipes.
·
Em médio prazo envolver toda a escola nessa
área, permitindo que todos tenham acesso ao conhecimento de teoria e prática
musical.
·
Em longo prazo a formação de grupos
musicais para realizar apresentações ao público da nossa região, levando música
com qualidade a diversos municípios.
·
Promover a cultura através da musica,
tornar o nome do município num ícone em apresentação artística;
·
Desenvolver aptidões, talentos, potenciais
para a música em nossos educandos;
·
Expandir o gosto pela arte musical: veículo
de aquisição de conhecimentos musicais. O elemento da cultura e amadurecimento
intelectual;
·
Atender às mais variadas necessidades
(aceitação do grupo, segurança e satisfação; auto-expressão e criatividade),
logo a música é por si só elemento altamente incentivador;
·
Musicalizar (provocar estímulos e dar plena
condição para que o educando se desenvolva plenamente através do conhecimento
técnico musical e pratica do instrumento);
·
Realizar apresentações no município e fora
dele;
·
Tornar a música um elemento educativo,
visando ao crescimento cultural, psicológico, físico e intelectual da criança e
do adolescente contribuindo para o desenvolvimento intelectual e moral do
indivíduo, apurando-lhe o sentido auditivo e despertando-lhes a sensibilidade,
o raciocínio e a inteligência.
·
Estimular a criatividade, a autoconfiança,
contribuir no raciocínio lógico e aumentar a capacidade de concentração e
memória.
& Justificativa
Este projeto prevê o
desenvolvimento de várias formas de participação e integração nas quais os
alunos terão a possibilidade de exercer sua criatividade, iniciativa, reflexão,
disciplina e solidariedade. A prática da cidadania pelo exercício da
participação em projetos coletivos melhora a auto-estima e isto traz reflexo
imediato na qualidade de vida com importante retorno qualitativo para as
organizações.
É fundamental para o
processo e continuidade desta integração que todos os envolvidos tenham
consciência da sua importância e do seu papel contribuinte para esta filosofia
de valores da vida.
Analisando os setores culturais
da nossa cidade percebe-se a deficiência na formação da conduta ética e social
dos nossos jovens por meio da cultura. Nota-se que a desvalorização cultural é
algo que quando prevenido fica mais em conta que remediado.
Alguns fatores
contribuintes para a evolução do nosso trabalho é saber que a população começa
a visar que nossas ações culturais, resultam em benefícios para nosso
município, melhorando nossa qualidade de vida, mostrando o que nossa sociedade
oferece de melhor e descobrindo novos caminhos.
& Metodologia
As aulas serão divididas
em teóricas e práticas nas quais o professor irá desenvolver os seguintes
conteúdos musicais:
Programa de aula teórica:
· O Endecagrama, pentagrama, linhas e espaços
suplementares superiores e inferiores, notas ou monossílabos musicais, clave se
Sol, Dó e de Fá;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Duração da figura de nota, pausa ou
silêncio;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Signo de Compasso ou fórmula de compasso;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Ponto de Aumento, Duplo ponto de Aumento,
Triplo ponto de aumento;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Ponto de Diminuição, Stacato Brando, Grande
Stacato e Stacato Seco.
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Fermata ou coroa, Valor Simples, Valor
composto, Valor irregular;
*Leitura rítmica e
melodia.
·
O Tom e o Semitom;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Os Tons e os Semitons na escala de Dó
Maior;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
O Sustenido e o Dobrado Sustenido;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
O Bemol e o Dobrado Bemol;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
O Bequadro e o Dobrado Bequadro;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Semitom Cromático e o Semitom Diatônico;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Unidade de Tempo e Unidade de Compasso;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
O Nome dos Graus na Escala;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Graus Conjuntos e Graus Disjuntos;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Compasso Composto;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
O Contra Tempo e a Sincope;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Quiáltera ou Tercina;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Escalas Maiores, Menores e Pentatônicas;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Compasso Misto;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Ornamento;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Andamento;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Sinais de intensidade;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Sinais de Repetição;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Interpretação;
* Leitura rítmica e melodia.
·
Melodia Harmonia e Ritmo;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Como conhecer um tom de um trecho musical;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Os Visinhos Diretos e indiretos;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Escalas Enarmônicas.
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Escalas Homônimas;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Transposição;
* Leitura rítmica e
melodia.
·
Modulação.
* Leitura rítmica e
melodia.
Programa de aula prática:
Violão Clássico
·
Conhecendo o violão e suas partes;
·
Nome das cordas
·
Como segurar corretamente o violão
(postura)
·
A Mão direita e suas funções (CAGED)
·
A Mão esquerda (digitação)
·
O Dedilhado com a troca de corda
·
Estudo das escalas maiores
·
Estudo das escalas menores
·
Formação dos acordes
·
Estudo do violão popular (Músicas
Ecléticas)
Avaliação dos Resultados:
Ao final de cada semestre
iremos analisar o potencial de desenvolvimento de cada aluno mediante
apresentações musicais, realizadas em grupos ou individualmente. Proporcionando,
assim, análises de novas metodologias de ensino aos alunos, para que estes
venham se aperfeiçoar cada vez mais ao mercado de trabalho e também para a vida
em sociedade.
& Recursos Materiais
Quantidade
|
Item
|
Valor
Unitário
|
Valor
Total
|
10
|
Violões
|
R$ 150,00
|
R$ 3.000,00
|
20
|
Encordoamento
|
R$ 15,00
|
R$ 300,00
|
15
|
Suporte p/ pés
|
R$ 42,00
|
R$ 630,00
|
10
|
Porta Partituras
|
R$ 65,00
|
R$ 650,00
|
25
|
Palhetas
|
R$ 0,85
|
R$ 20,00
|
25
|
Cadernos de Música
|
R$ 8,00
|
R$ 200,00
|
1
|
Caixa de Lápis Preto
|
R$ 15,00
|
R$ 15,00
|
20
|
Livros de Teoria Musical
|
R$ 35,00
|
R$ 700,00
|
TOTAL
GERAL
|
R$
5.515,00
|