Projetos



1. GRUPO DE TEATRO ARTE VIVA
2. VOZES DE JARDIM
3. SOPRANINO FLAUTA DOCE
4. MEU PRIMEIRO VIOLÃO



GRUPO DE TEATRO ARTE VIVA



VOZES DE JARDIM


SOPRANINO FLAUTA DOCE

Obs.: Este projeto será realizado junto com o projeto "Vozes de Jardim"






 & Apresentação

 O projeto de iniciação musical – flauta doce SOPRANINO – é de suma importância para fortalecer a integração e expressão do ser humano de maneira coletiva. Deve também contribuir para o aprimoramento da atenção percepção, oralidade e acima de tudo da solidariedade entre todos. A educação musical é o aperfeiçoamento de um sentido nato do homem e tem fundamental relevância no seu desenvolvimento intelectual.
O projeto SOPRANINO ora proposto sem dúvida é composto de atividades que trazem alegria, diversão e prazer para quem pratica e para quem ouve, além de incentivar as habilidades artísticas e criativas do educando
A flauta doce é um instrumento que tem uma vocação natural para musicalizar. Seu som é suave e de fácil emissão. A digitação segue uma lógica simples e natural proporcionando resultados consistente num curto período além de ser um instrumento de baixo custo, acessível à grande parte da população.
A utilização da flauta doce nas aulas de iniciação musical pode ser muito eficiente quando bem orientada por proporcionar às crianças o contato com um instrumento melódico, ajudando-as no desenvolvimento de seu ouvido interno, no contato com a leitura musical, no estímulo à criatividade e à socialização, além de auxiliar no seu desenvolvimento psicomotor e sua lateralidade (a utilização das mãos direita e esquerda).
Num conceito ainda mais amplo de desenvolvimento a FLAUTA DOCE melhora a capacidade de memorização e de atenção, exercitando também o físico, o racional e o emocional das crianças. Por ser utilizada principalmente como instrumento de musicalização, a FLAUTA DOCE é muitas vezes vista como um “instrumento de brinquedo”, ignorando-se dessa forma seu valor histórico e artístico.

 &  Objetivos

O que se pretende atingir com o projeto SOPRANINO FLAUTA DOCE é a ampla capacidade de agregação de eventos na ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena, como também em toda a comunidade tornando assim o ambiente ideal favorável à cultura artística e à percepção musical de seus envolvidos, desenvolvendo assim aptidões, talentos, potenciais em nossos educandos. Atender às mais variadas necessidades (aceitação do grupo, segurança e satisfação; auto-expressão e criatividade), logo a música é por si só elemento altamente incentivador. Tornar a música um elemento educativo, visando os crescimentos culturais, psicológicos, físico e espiritual da criança e do adolescente, contribuindo para os desenvolvimentos físicos, intelectuais e morais do indivíduo, apurando-lhe o sentido auditivo, facultando as utilizações apropriadas da música, despertando-lhe a sensibilidade, o raciocínio, a inteligência oferecendo conhecimentos musicais e ampliando a cultura geral.

& Justificativa

Sendo a Flauta um instrumento leve, pequeno e com apenas 7 furos usando os 3 dedos da mão esquerda e o polegar para o buraco em baixo, chamado registro para se obter notas mais agudas e os 4 dedos da mão direita e incluindo o dedo mindinho e não sendo necessário uma embocadura complicada, apenas um sopro apoiado pelo diafragma, tudo fica mais prazeroso e lúdico trazendo felicidade ao educando. Assim tornando fácil o desempenho na execução de músicas, possibilitando ao Educando todo o poder de transformação que a Música exerce sobre os que tocam e aqueles que a apreciam.
Contando assim com melhora na escola e na vida social em geral o comportamento, a concentração, a memorização e infinitos benefícios visíveis à sociedade, à família e aos Educadores. É ótimo para a introdução musical para qualquer outro instrumento mais complexo.

&  Metodologia

O PROJETO SOPRANINO FLAUTA DOCE tem as atividades na ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena com crianças na faixa etária acima de 6 anos. As aulas serão divididas em teóricas, nas quais o instrutor irá orientar sobre conhecimento do instrumento que é a FLAUTA DOCE, partituras, ética, etiqueta social, postura, alinhamento, coordenação motora, conservação dos instrumentos e a prática de ritmos por meio do desenvolvimento dos sons.


Aulas de Teoria:     
ü                 Percepção Rítmica
ü                 Ditados Rítmicos
ü                 Solfejo melódico
ü                 Ditado Melódico
ü                 Carga Horária Semanal: 3 h

Prática do Instrumento:
Técnicas de Respiração
Carga Horária Semanal: 3h
o                   Primeiro conhecimento de Flauta a ser usado, detalhadamente;
o                   Noções de afirmação;
o                   Conservação dos instrumentos

&  Público Alvo

 Crianças na faixa etária de 7 a 10 anos.

&  Metas

Enriquecer a cultura com o trabalho aprimorado com músicas ecléticas (sacro, populares, folclóricas, clássicos, etc.) Realizar com o conjunto de FLAUTAS DOCES SOPRANINO apresentações nas Igrejas, nas escolas, festivais, datas comemorativas, estabelecimentos públicos do município e eventos de outros municípios, representando a ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena.
Atender a princípio em média de 20 crianças e adolescentes do período vespertino. Inicialmente no 1º e 2º semestres, os 12 (doze) meses iniciais serão destinados para o aprendizado e treinamento, focando as apresentações; os anos subsequentes serão aplicados visando à formação de uma ORQUESTRA de FLAUTAS DOCE, proporcionando assim músicas com um repertório mais belo e aprimorado “Orquestral.”

&  Atribuições

Caberá ao Regente:
Desenvolver a metodologia como profissional da música;
Repertórios e organização das partituras e pastas para todos os integrantes;
Zelar pela manutenção das FLAUTAS DOCE.

 Caberá ao Pianista
O Acompanhamento no Instrumento Piano ou Teclado
Caberá à ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena:
 Viabilizar:
  • Confecção de roupas;
  • Psicóloga para trabalhar a auto-estima e os valores;
  • Transporte dos integrantes do conjunto de FLAUTAS DOCE e equipe em eventos;
  • Oferecer alimentação para os alunos nos intervalos;
  • Materiais didáticos para desenvolvimento das aulas teóricas e práticas.

& Equipe

EDEN MARCOS TEIXEIRA
FUNÇÃO: Coordenador e Regente

IURI ALBUQUERQUE DE ALMEIDA
FUNÇÃO: Pianista

DIEGO SENNA DOS SANTOS, ADRIANA MARTINS BRUM, BRUNO GALASSI FERREIRA, BRUNO VILLALBA
FUNÇÃO: Professores


FUNÇÃO / PROFISSIONAL: APOIO PSICOSSOCIAL E PSICOLÓGICO

&  Recursos Humanos

Regente;
Professores;
Pianista;
Psicóloga;
Secretária.

B          O projeto será executado no ambiente da ONG Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena.

&  Recursos Materiais

20 Flautas doce marca Yamaha Germânica soprano
Piano digital ou teclado com 88 notas ou 7 Oitavas
Vestimenta para apresentações



MEU PRIMEIRO VIOLÃO


 APRESENTAÇÃO

 A Música representa um poderoso agente motivador, formador, terapêutico e de socialização, além de ser uma das mais importantes contribuições no processo de transformação da humanidade. O projeto Meu Primeiro Violão visa o aprimoramento dos educandos na área musical, dando-lhes seqüência a um trabalho que só tem a obter resultados satisfatórios se tratando de crescimento pessoal.
O presente projeto prevê o enriquecimento cultural das crianças de nossa cidade, trata-se de um trabalho de educação musical pelo uso de instrumentos, atendendo de forma integral a todos os aspectos, educacional, cultural e de apoio à comunidade, podendo ensinar as técnicas musicais, a leitura da partitura, o uso de instrumentos, a necessidade do relaxamento corporal, escolhas e arranjo do repertório adequado, trabalhando e desenvolvendo nos alunos a arte de tocar e como corretamente fazê-la.
O projeto oferece conhecimento teórico musical, percepção rítmica e melódica, além do objetivo que é intrínseco ao conhecimento musical o projeto visa à valorização do ser humano, procurando também oportunizar espaço para a expressão da arte. Em termos musicais o trabalho será profissionalizante, porém tornar-se-á inovador pela vida e beleza que vem trazer ao município,  proporcionando um novo impulso cultural que abre novos horizontes, haja vista o grande número de talentos existentes no Município.
O projeto incentivará a permanência e o progresso educacional das crianças, estimulará o ensino e contribuirá para a redução da repetência, da evasão escolar e do índice de trabalho infantil, ministrando o ensino musical em horários alternados aos do ensino fundamental, proporcionando o enriquecimento pessoal de cada estudante. Os benefícios que o projeto vem trazer são amplos e quantitativos.

 OBJETIVOS

Objetivos Gerais:
Desenvolver as capacidades cognitivas emocionais e psíquicas do aluno, elevando a uma formação plena no sentido de torná-lo cidadão independente. Fazer com que o sentido didático da música compreendida possibilite aos alunos a oportunidade de testar na prática toda a teoria aplicada, colaborando para que a harmonia e a improvisação se tornem realidade e abrir novos horizontes aos alunos para que tenham maior compreensão da composição musical e dos estilos musicais que compõem a diversidade cultural.
Resgatar primeiramente os valores da participação para a reconstrução de uma comunidade com ideais de cidadania, bem como estabelecer uma nova proposta extracurricular aos alunos desta comunidade, visando assim à ampliação de conhecimento e de cultura, agindo como um bom modelo a ser seguido por aqueles que estão em fase de amadurecimento da personalidade.

Objetivos Específicos:
·                    Em curto prazo capacitar jovens para a leitura musical para que se tornem aptos à execução de melodias em seus respectivos instrumentos, moldar o caráter dos alunos pela formação de grupos musicais para trabalharem em equipes.
·                    Em médio prazo envolver toda a escola nessa área, permitindo que todos tenham acesso ao conhecimento de teoria e prática musical.
·                    Em longo prazo a formação de grupos musicais para realizar apresentações ao público da nossa região, levando música com qualidade a diversos municípios.
·                    Promover a cultura através da musica, tornar o nome do município num ícone em apresentação artística;
·                    Desenvolver aptidões, talentos, potenciais para a música em nossos educandos;
·                    Expandir o gosto pela arte musical: veículo de aquisição de conhecimentos musicais. O elemento da cultura e amadurecimento intelectual;
·                    Atender às mais variadas necessidades (aceitação do grupo, segurança e satisfação; auto-expressão e criatividade), logo a música é por si só elemento altamente incentivador;
·                    Musicalizar (provocar estímulos e dar plena condição para que o educando se desenvolva plenamente através do conhecimento técnico musical e pratica do instrumento);
·                    Realizar apresentações no município e fora dele;
·                    Tornar a música um elemento educativo, visando ao crescimento cultural, psicológico, físico e intelectual da criança e do adolescente contribuindo para o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo, apurando-lhe o sentido auditivo e despertando-lhes a sensibilidade, o raciocínio e a inteligência.
·                    Estimular a criatividade, a autoconfiança, contribuir no raciocínio lógico e aumentar a capacidade de concentração e memória.

 Justificativa

Este projeto prevê o desenvolvimento de várias formas de participação e integração nas quais os alunos terão a possibilidade de exercer sua criatividade, iniciativa, reflexão, disciplina e solidariedade. A prática da cidadania pelo exercício da participação em projetos coletivos melhora a auto-estima e isto traz reflexo imediato na qualidade de vida com importante retorno qualitativo para as organizações.
É fundamental para o processo e continuidade desta integração que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e do seu papel contribuinte para esta filosofia de valores da vida.
Analisando os setores culturais da nossa cidade percebe-se a deficiência na formação da conduta ética e social dos nossos jovens por meio da cultura. Nota-se que a desvalorização cultural é algo que quando prevenido fica mais em conta que remediado.
Alguns fatores contribuintes para a evolução do nosso trabalho é saber que a população começa a visar que nossas ações culturais, resultam em benefícios para nosso município, melhorando nossa qualidade de vida, mostrando o que nossa sociedade oferece de melhor e descobrindo novos caminhos.

 Metodologia

As aulas serão divididas em teóricas e práticas nas quais o professor irá desenvolver os seguintes conteúdos musicais:

Programa de aula teórica:
·   O Endecagrama, pentagrama, linhas e espaços suplementares superiores e inferiores, notas ou monossílabos musicais, clave se Sol, Dó e de Fá;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Duração da figura de nota, pausa ou silêncio;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Signo de Compasso ou fórmula de compasso;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Ponto de Aumento, Duplo ponto de Aumento, Triplo ponto de aumento;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Ponto de Diminuição, Stacato Brando, Grande Stacato e Stacato Seco.
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Fermata ou coroa, Valor Simples, Valor composto, Valor irregular;
*Leitura rítmica e melodia.
·                    O Tom e o Semitom;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Os Tons e os Semitons na escala de Dó Maior;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    O Sustenido e o Dobrado Sustenido;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    O Bemol e o Dobrado Bemol;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    O Bequadro e o Dobrado Bequadro;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Semitom Cromático e o Semitom Diatônico;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Unidade de Tempo e Unidade de Compasso;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    O Nome dos Graus na Escala;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Graus Conjuntos e Graus Disjuntos;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Compasso Composto;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    O Contra Tempo e a Sincope;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Quiáltera ou Tercina;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Escalas Maiores, Menores e Pentatônicas;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Compasso Misto;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Ornamento;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Andamento;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Sinais de intensidade;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Sinais de Repetição;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Interpretação;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Melodia Harmonia e Ritmo;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Como conhecer um tom de um trecho musical;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Os Visinhos Diretos e indiretos;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Escalas Enarmônicas.
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Escalas Homônimas;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Transposição;
* Leitura rítmica e melodia.
·                    Modulação.
* Leitura rítmica e melodia.

Programa de aula prática:
Violão Clássico
·                    Conhecendo o violão e suas partes;
·                    Nome das cordas
·                    Como segurar corretamente o violão (postura)
·                    A Mão direita e suas funções (CAGED)
·                    A Mão esquerda (digitação)
·                    O Dedilhado com a troca de corda
·                    Estudo das escalas maiores
·                    Estudo das escalas menores
·                    Formação dos acordes
·                    Estudo do violão popular (Músicas Ecléticas)

Avaliação dos Resultados:
Ao final de cada semestre iremos analisar o potencial de desenvolvimento de cada aluno mediante apresentações musicais, realizadas em grupos ou individualmente. Proporcionando, assim, análises de novas metodologias de ensino aos alunos, para que estes venham se aperfeiçoar cada vez mais ao mercado de trabalho e também para a vida em sociedade. 

&  Recursos Materiais

Quantidade
Item
Valor Unitário
Valor Total
10
Violões
R$ 150,00
R$ 3.000,00
20
Encordoamento
R$ 15,00
R$ 300,00
15
Suporte p/ pés
R$ 42,00
R$ 630,00
10
Porta Partituras
R$ 65,00
R$ 650,00
25
Palhetas
R$ 0,85
R$ 20,00
25
Cadernos de Música
R$ 8,00
R$ 200,00
1
Caixa de Lápis Preto
R$ 15,00
R$ 15,00
20
Livros de Teoria Musical
R$ 35,00
R$ 700,00
TOTAL GERAL


R$ 5.515,00